A Alimentação no Outono segundo a Medicina Tradicional Chinesa

 In alimentação

O Outono é uma época de colheita, é o tempo que toda a energia é reúne-se dentro a todos os níveis, tempo para armazenar comida, agasalho mais quente, tempo para estudar e planejar a quietude do inverno. Tudo na natureza contrai e move a sua essência para dentro e para baixo, as folhas e a fruta cai, sementes secam, a seiva das árvores move-se para as raízes. As ervas da terra começam a perder a sua cor verde e tornam-se mais secas. A temperatura começa a descer e o tempo que o sol esta presente diminui. O calor diminui mas é tempo de colheita e existe abundancia. Ao haver toda esta abundancia toda a fauna prolífera criando alimento para todas as espécies. Nesta altura a natureza também é cruel em que os predadores no topo da cadeia alimentar se alimentam da abundancia presente. É tempo também de luto, severidade e alguma tristeza, mas com contenção devido a abundancia presente. A virtude do outono é uma composição entre equilíbrio e severidade, o Outono é uma imagem oposta da Primavera. No corpo humano os pulmões são o órgão mais afetado nesta estação.

seasoning
cebolas-e-alho

Alimentos do outono

Para preparar alimentos que refletem a qualidade do outono, necessitamos estar conscientes da abundancia e também da sua natureza contrativa. Esta consciência pode ser aumentada pela escolha de alimentos e sabores mais adstringentes e mais densos e nutritivos. O método culinário a utilizar com mais frequência seria no forno. Consumir alimentos mais densos e concentrados e raízes que nutrem o sangue para o tempo mais frio.

Para iniciar o processo de contração do organismo adicionar mais alimentos com o sabor acido, pão com massa azeda ou massa mãe, chucrute, azeitonas, pickles, feijão azuki, vinagre, limão, toranja, maças acidas (reineta), uvas.

No geral cozinhar com menos água e a baixa temperatura por períodos mais longos. Este tipo de culinária ajuda o movimento contractivo da estação.

Secura

Quando a estação mais seca prevalece, é importante saber como reduzir os seus efeitos. Quando uma pessoa tem uma condição de secura que normalmente esta relacionada com os pulmões que pode ser devido a sua alimentação, excesso de atividade física, clima ou mau funcionamento do órgão. Tipo de corpo mais delgado magro, secura na pele, nariz, garganta são sintomas normalmente presentes. Para contrariar o efeito que a estação seca e sintomas de secura durante o ano alimentos que humedecem podem ser usados com mais frequência: derivados tradicionais da soja (tofu, temphe) espinafres, cevada, millet, peras, maças, diospiros, algas, cogumelos, amêndoas, pinhões, amendoins, sementes de sésamo, mel, malte de arroz, malte de cevada, lacticínios, ovos, ameijoa, sapateira, ostras, e porco.

Lacticínios e outros alimentos animais são mais adequados aqueles que também apresentam sinais de fraqueza, debilidade, e outros sinais de deficiência.

O sabor picante, ervas aromáticas deve ser usado com precaução pois podem secar mais o corpo.

 

O pulmão o órgão do outono e os seus desequilíbrios

O apego é de certa forma um indicador da vitalidade do pulmão, pessoas com pulmões saudáveis mantem-se firmes aos seus princípios, e mantem os seus compromissos. Quando é tempo de deitar fora um objeto ou deixar uma relação eles fazem-no sem em demasiada repressão emocional, sentindo o luto e a tristeza associados mas facilmente resolvendo a situação. Em comparação pessoas com os pulmões mais fracos podem experienciar a perda com confusão e tentar abafar a sua tristeza, e nunca conseguem completamente libertar-se do apego. Ao mesmo tempo eles podem perder seus bens muito facilmente ou ter apego aos objetos de uma forma exagerada e irracional.

 

Resolvendo Luto e Tristeza

Luto e tristeza é uma emoção associada aos pulmões e ao intestino grosso. Tristeza que é expressa e resolvida fortalece a nossa saúde. Mas tristeza reprimida tem um efeito contrativo a longo prazo sobre os pulmões que interfere na sua função de dispersar e descender a energia, consequentemente os pulmões tornam-se congestionados. Muitas pessoas com problemas de pulmões e de colon tem tristeza não resolvida. Percebendo a natureza desta emoção conseguimos ter uma indicação de como trabalhar com ela.

A força contrativa da tristeza se usada construtivamente, desobstrui o recalcamento, encoraja-nos a olhar para dentro e identificar mágoas não resolvidas e a transforma-las simplesmente ficando conscientes delas. Partilhar tais sentimentos com outros também pode ajudar a dissipar estas emoções. Observando e focando internamente nos conseguimos sarar estas áreas que de outra forma uma enfermidade mais profunda se poderia desenvolver.

Emoções e pensamentos carregados negativamente podem ser purificados por respirações longas e profundas.

A qualidade expansiva de sabores picantes ou pungentes podem assistir na libertação e purificação de mágoa e tristeza.

 

Alimentos para proteção e purificação:

Alimentos picantes: o sabor picante ou pungente tem uma ação de mover e dispersar, ajuda a dispersar fatores patológicos associados com a estagnação e toxinas. Pode promover o metabolismo dos fluidos e ajudar a dispersar acumulação de mucos e fleuma.

Interessante entender, que este sabor contraria o efeito da estação, utilizando os alimentos picantes conseguimos de alguma forma equilibrar o movimento energético do clima característico da estação, promovendo a harmonia e fortalecendo a imunidade.

Numa perspetiva bioquímica os picantes são associados com estimulantes circulatórios, promovem a função do coração, melhoram a circulação e aquecem o corpo. Os picantes tem ações antimicrobianas, diaforéticas, antirreumáticas e antiartríticas, anticatarrais (transformam fleuma e catarro) e carminativas.

Todos os alimentos picantes podem ser usados para proteção dos pulmões (imunidade), mas picantes de cor mais clara/branca são mais adequados pois a cor da energia do metal elemento associado ao pulmão na MTC é o branco. Estes incluem família das cebolas, especialmente o alho, também o nabo (na forma crua), gengibre, rabano, rabanetes, pimenta branca. Consumir os alimentos picantes crus aumenta o seu efeito dispersante. Se cozinhados ainda mantem o seu efeito dispersante mas com menos intensidade.

Alimentos mucilaginosos: são importantes para a renovação das membranas mucosas tando do colon como dos pulmões, as melhores fontes de mucilagens são algas, plantas e sementes. Por exemplo sementes de linhaça, alteia, kombu, psílio, feno-grego. De uma perspetiva fitoquímica as mucilagens são polissacáridos (tipo hemiceluloses e pectinas). As mucilagens são muito hidrofílicas (gostam de agua) e são capazes de prender agua nas suas estruturas para formar um gel. Quando uma mucilagem é misturada com água ela incha várias vezes o seu volume original enquanto absorve a água. As mucilagens podem ajudar na secura que é um dos desequilíbrios comuns característico desta estação e do órgão pulmão.

Vegetais verdes escuros e laranja dourados: Estes vegetais são ricos em betacarotenos. Os betacarotenos protegem as superfícies e membranas mucosas do corpo. Vegetais ricos em betacarotenos incluem a cenoura, os vários tipos de abobora, brócolos, salsa, kale, agrião, couve portuguesa, couve-galega, erva trigo, microalgas tipo spirulina, clorela, urtiga….

Fibra: para limpar os pulmões e o intestino grosso dar enfase em alimentos com fibra. Fibra é as partes que o sistema digestivo não digere. O farelo dos cerais, a polpa das frutas, e as paredes celulares dos vegetais. A fibra cria um crescimento saudável de bactérias no intestino, que melhora a assimilação de nutrientes. A melhor abordagem é consumir uma variedade de alimentos com fibra de todos os tipos de alimentos vegetais.

Recent Posts

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search