Alimentação no Inverno segundo a Medicina Tradicional Chinesa.
A virtude da estação do inverno é a de suporte e enraizamento, pronto para explodir e irromper na próxima estação. A manifestação desta virtude produz seres vivos que são notáveis na dureza e resistência do seu revestimento e carapaças. O órgão mais em sintonia com esta estação são os rins porque estão bem no interior do nosso corpo protegidos. Todo o movimento nesta estação é lento, pois a matéria e energia cada vez mais estão concentradas. Este é um período de aparente quietude e estagnação, no entanto por baixo da superfície existe atividade de gestação que ira gerar renovação na primavera. Antes das sementes e bolbos germinarem eles exigem um frio encantador de torpor e silencio. Durante este período de hibernação a essência da vida persiste no seu estado mais primitivo. O elemento representativo desta estação é a Água.
O inverno é o fim do ciclo de estações. Devemos dar enfase ao movimento centrípeto da energia característica desta estação, e tornarmo-nos mais introspetivos, recetivos. Frio e escuridão conduzem-nos a procurar calor interior. É tempo para descansar, meditar e armazenar energia.

Alimentos e como prepara-los durante o inverno:
Sopas quentes, cereais integrais, oleaginosas tostadas são mais apetecíveis nesta altura. Alimentos secos, leguminosas mais escuras, algas, folhas verdes da estação do inverno no vapor fortalecem os rins no inverno. Cozinhar os alimentos durante mais tempo com baixa temperatura e pouca água.
Nesta altura do inverno requere enfase em alimentos que promovam crescimento e desenvolvimento do corpo. Tais alimentos devem providenciar rejuvenescimento, longevidade, aumento da capacidade de reprodução. Alimentos como Micro algas (clorela, spirulina), peixe, fígado, rim, cérebro, osso e a medula óssea, placenta humana, e rebentos ou verde de cereais são importantes.
Estes alimentos são ricos em ácidos nucleicos (RNA/DNA), que protegem o corpo contra a degeneração. Os ácidos nucleicos contem o diagrama para a renovação celular.
Os Rins na Medicina chinesa:
Os órgãos do elemento água são os rins e a bexiga. Na fisiologia chinesa estes órgãos controlam o metabolismo dos líquidos e controlo da bexiga. Alem disso, os rins são vistos como a raiz onde o corpo vai buscar energia para lidar com todas a exigências e stress que o organismo humano tem que lidar. Eles controlam a zona baixa do corpo, que incluem os órgãos genitais e suas funções reprodutivas. Este conceito vai para além do conceito ocidental da fisiologia do rim. Para explicar o porque destas funções adicionais estarem associadas ao órgão do rim é porque na Medicina Tradicional Chinesa a função das glândulas suprarrenais estão englobadas em todas as funções do órgão do rim. A função das suprarrenais contribuem para a energia, calor, sexualidade. A conexão entre rim e suprarrenais é clara uma, vez que estas glândulas estão localizadas em cima dos rins e produzem hormonas que estimulam o próprio rim funcionar.
Uma Pessoa com vitalidade nos rins e saudável, é ativa mas calma, corajosa mas gentil, realiza muitas coisas sem muito stress, e educa com assertividade.
Sintomas gerais de desequilíbrios nos rins:
- Problemas ósseos, especialmente nos joelhos, zona lombar, dentição
- Perda de audição
- Perda de cabelo, cabelos brancos prematuramente,
- Problemas urinários, sexuais e reprodutores
- Problemas de desenvolvimento mental e físico,
- Envelhecimento precoce
- Medo excessivo e insegurança
A emoção do elemento da água é o medo. Como o órgão dos rins, o medo também esta profundamente enraizado, por isso muitas vezes não estamos conscientes dos nossos medos e inseguranças em determinadas situações que enfrentamos. Um pouco de medo protege-nos e impede de agir com imprudência. No entanto quando em excesso o medo promove insegurança generalizada em como lidar com a vida.
Por outro lado os rins em desequilíbrio podem gerar sentimentos de medo e temor, que por sua vez bloqueiam experiencias de prazer e amor. Muitas pessoas recebem psicoterapia numa tentativa de identificar e esclarecer inseguranças e medos profundos e muitas vezes com pouco sucesso porque este elemento de rim/suprarrenal no corpo não esta rejuvenescido e necessita tratamento.