Depressão e sua definição na Psiquiatria convencional:

Transtornos do humor vem classificados em varias divisões entre estas esta a depressão que é identificada como depressão unipolar (depressão sem uma fase maníaca).

Dentro da nomenclatura da depressão unipolar existem 3 tipos diferentes, com graus de severidade também diferentes.

depressao
depression2

Transtorno depressivo Maior: é caracterizado por sintomas de tristeza, apatia, irritabilidade, insónias, apetite irregular ou ausência, perca de peso, fadiga, falta de concentração, sentimentos de culpa e pensamentos de morte.

Transtorno distímico: é caracterizado por um padrão cronico de sintomas de depressão mais ligeiros, com menos intensidade que no transtorno depressivo Maior.

Transtorno afetivo sazonal: é mais comum no sexo feminino e esta relacionado com a mudança de estação, sintomas incluem pouca energia, aumento de peso, e desejo de doces.

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é designado como um episódio de depressão clinica que pode durar mais que 2 semanas sem complicações de mágoas recentes, abuso de sustâncias ou outras patologias medicas.

TDM tem vários graus de severidade e a Medicina Tradicional Chinesa é apropriada quando a severidade dos sintomas é moderada ou leve. Pacientes que experienciam sintomas como pensamentos suicidas e exibindo outras formas que ameacem o bem-estar físico do próprio devem ser referenciados para cuidados adequados.

depressao

Pacientes que sofrem de depressão devem ser tratados de uma forma holística, isto é, devida atenção deve ser dada ao estilo de vida, dieta, uso de drogas, higiene mental (atitudes saudáveis quando se lida com eventos da vida). O acompanhamento profissional e aconselhamento é apropriado em situações do género, antes que delegar a depressão a só um desequilíbrio bioquímico a ser corrigido com agentes farmacológicos.

Episódios de TDM podem ser exacerbados e potenciados por diversas patologias medicas incluindo doenças do foro endócrino (especialmente tiroide, e disfunção suprarrenal), cancro, doenças infeciosas (HIV, Hepatite), acidentes vasculares cerebrais, entre outras patologias.

O uso regular de álcool ou outras substâncias ilícitas podem também favorecer alterações de humor, e são consideradas depressões induzidas por substâncias que alteram o humor.

Um diagnóstico preciso é imprescindível para um plano de tratamento eficaz, por isso é importante identificar, tratar e eliminar quaisquer causas biológicas subjacentes.

 

Tratamento convencional:

Vários tipos de drogas pertencendo a diferentes classes de medicamentos que são usados para tratar depressão. Existem 3 tipos principais de fármacos antidepressivos:

  • Antidepressivos tricíclicos
  • Antidepressivos serotoninergicos
  • E antidepressivos inibidores da monoamina oxidase.

Alguns estudos foram feitos para demonstrar eficácia da terapia convencional farmacológica e revelam que melhoram alguns indicadores como inserção social e ocupacional. Mas ao lado dos efeitos benéficos que a terapia farmacológica pode oferecer, existem também os potenciais efeitos secundários e toxicidade que são associados a medicação antidepressiva.

 

Depressão e a Medicina Tradicional Chinesa:

Na Medicina Tradicional Chinesa a depressão é uma condição caracterizada isolamento, sensação de vazio, insónia, irritabilidade e agitação.

As causas e os mecanismos da depressão estão associadas a víscera do Fígado. Essencialmente todos os pacientes com depressão exibem sinais e sintomas de deficiência de fígado quer hajam ou não outros mecanismos patológicos na expressão da doença.

Principal função do fígado é regular o Chi na sua função de fluir e descarregar ou libertar-se. Uma vez que o Chi esta bloqueado ou não flui, o objetivo do tratamento ira ser focado em normalizar a fluidez do Chi, através de recuperar a capacidade do fígado de regular essa fluidez necessária para o bom funcionamento do nosso corpo.

A deficiência do fígado pode ter variadas causas. Uma das causas mais evidentes é desejos não satisfeitos ou não cumpridos. Todos os desejos são uma experiencia subjetiva de um movimento de Chi (energia) em direção a algo que queremos ou a distanciar-se de algo que não queremos. Quando tais desejos não são satisfeitos o chi do fígado fica bloqueado e todas as suas funções de fluidez deixam de funcionar adequadamente causando deficiência no Chi do Fígado e por consequência estagnação.

Existem outras causas que podem induzir deficiência do fígado, tais como deficiência de sangue, dieta inadequada, pouco exercício, raiva e idade avançada, etc.

O paciente ocidental apresenta muitas vezes um quadro sintomatológico com mais 2 ou 3 padrões de sintomas que envolvem outros órgãos e excessos como Calor. Tendo em conta a complexidade da expressão dos sintomas deve se individualizar o tratamento de modo a corrigir o desequilíbrio de uma forma mais eficaz.

Depressão Acupunctura e Fitoterapia:

A Acupunctura é um excelente método para fazer fluir o Chi no corpo, por isso é uma excelente terapia para usar em conjunto com Fitoterapia ou outras técnicas possíveis para ajudar uma recuperação mais eficaz.

As plantas medicinais tem um papel importante no tratamento da depressão, para melhorar a vitalidade e especialmente no caso de se desejar suporte fitoquímico no desmame dos fármacos convencionais.

Aspetos importantes do tratamento fitoterápico:

  • Tónicos do sistema nervoso são o tipo de plantas essenciais para o tratamento da depressão, plantas como Hipericum perforatum, Turnera difusa, Scutelaria lateriflora, Schizandra, Bacopa monieri.
  • Pacientes que apresentam ansiedade devem tomar plantas ansiolíticas como valeriana, Passiflora incarnata.
  • Pacientes depressivos com baixa vitalidade podem tomar plantas com ação adaptogenica. Ginseng, eleutherococcus podem ter um efeito antidepressivo mas deve-se ter atenção se existem sintomas de ansiedade e nesse caso será contraindicado.
  • Outros tónicos como Rhodiola, Withania são conhecidos pelas suas propriedades antidepressivas e tónicas do sistema nervoso.

 

Quaisquer conselhos neste artigo não substituem a consulta com um terapeuta qualificado. É importante que exista uma avaliação completa do paciente devido a complexidade inerente a depressão. A auto medicação não é aconselhada.

 

Artigo escrito por Sérgio Caroço, ND, BSc (honours) TCM: Acupuncture.

Consultas 919197792.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search