Ataques de Pânico
Um ataque de pânico é uma súbita sensação de ansiedade e medo. Seu coração bate, sente-se dificuldade em respirar. Você pode até se sentir como se fosse morrer ou ficar louco. Não tratar os ataques de pânico podem levar a um distúrbio de pânico tal como outros problemas. Os Ataques de pânico podem causar uma grande limitação na qualidade de vida.
O pânico é um fenómeno físico de reação à emoção Medo, provocado pela libertação de várias hormonas no sangue pelas glândulas suprarrenais, nomeadamente adrenalina.


Perceber os ataques de pânico
Em muitos casos, os ataques de pânico chegam de repente, sem qualquer aviso. Muitas vezes, não há nenhuma razão evidente para o ataque. Eles podem até ocorrer quando você está a descansar ou a dormir.
Um ataque de pânico pode ser uma ocorrência única, mas muitas pessoas experimentam episódios repetidos. Ataques de pânico recorrentes são muitas vezes desencadeados por uma situação específica, como atravessar uma ponte ou falar em público, especialmente se essa situação já causou um ataque de pânico anteriormente.
Sinais e sintomas de um ataque de pânico
Os ataques de pânico, muitas vezes atacam quando você está longe de casa, mas podem acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento. Você pode ter um, enquanto você estiver num centro comercial, andando na rua, dirigir em seu carro, ou sentado no sofá em casa.
Os sinais e sintomas de um ataque de pânico desenvolvem abruptamente e geralmente, atingem o seu pico dentro de 10 minutos. A maioria dos ataques de pânico termina dentro de 20 a 30 minutos, e eles raramente duram mais do que uma hora.
Um ataque de pânico inclui uma combinação dos seguintes sinais e sintomas:
- Falta de ar ou hiperventilação
- Palpitações do coração ou a sensação de coração a bater muito rápido
- Dor ou desconforto no peito
- Tremor
- Sensação de asfixia
- Náuseas ou dores de estômago
- Sentir-se tonto, ou fraco
- Sensações de dormência ou formigueiro.
- Suores quentes ou frios
- Medo de morrer, de perder o controlo ou enlouquecer
Causas de ataques de pânico
Embora as causas exatas de ataques de pânico não são claras, a tendência para ter ataques de pânico muitas vezes tem origem em dinâmicas familiares. Parece haver uma conexão com grandes transições da vida, como entrar para faculdade, entrar para um novo trabalho ou casar e ter um filho. Stress intenso, como a morte de um ente querido, divórcio ou perda de emprego também podem desencadear um ataque de pânico.
Os ataques de pânico podem também ser causados por condições médicas e outras causas físicas. Se você está sofrer de sintomas de pânico, é importante consultar um médico para descartar as seguintes possibilidades:
- O hipertireoidismo (hiperatividade da glândula tireoide)
- Hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue)
- Uso de estimulantes (anfetaminas, cocaína, cafeína)
- Desmame de medicação
Como tratar ataques de pânico:
O Coração e os Rins na Medicina Tradicional Chinesa
Na Medicina Tradicional Chinesa a crise de pânico reflete uma desconexão entre os órgãos coração e rins. Isto é, existe um bloqueio na região do plexo solar que não permite o chi (energia que percorre o corpo) descer, dai haver muitos sintomas na região do peito como coração bater rápido sensação de pressão e as vezes dor. O órgão do coração na MTC esta intimamente relacionado com as emoções. O órgão dos rins na MTC por sua vez esta ligado a emoção do medo que é a emoção característica dos ataques de pânico.
Normalmente tenta-se normalizar o fluxo energético com acupunctura de modo a que a energia não bloqueie na região do centro para causar tais ataques. Utilizam-se também algumas plantas com efeitos calmantes para diminuir ansiedade que muitas vezes é inerente a condição e que mais facilmente despoleta crises de pânico. Assim consegue-se ou tratar as crises de pânico de um modo natural.
As Glândulas Suprarrenais
Fisiologicamente existe um desequilíbrio nas glândulas suprarrenais. As glândulas suprarrenais são responsáveis por imensas funções no corpo e uma delas é a libertação de adrenalina uma hormona que é responsável pela sensação do pânico que devia apenas ser libertada numa situação de perigo. Muitas vezes devido ao elevado stress que os nossos corpos e mentes estão sujeitos estas glândulas deixam de responder adequadamente ao estímulo do perigo, e passam a responder de uma forma errada a vários estímulos exteriores sem motivo justificado. Na terapêutica é importante aconselhar algumas plantas e técnicas que possam ajudar e melhorar o funcionamento das Suprarrenais.
A Hipoglicemia
Nos pacientes com ataques de pânico é muito comum verificar-se que têm uma condição de hipoglicemia, isto é, os níveis de glicemia oscilam devido a um mau metabolismo dos açúcares, isto pode causar muitos sintomas de ansiedade e outros que por sua vez facilitam o despoletar de crises de pânico. Uma vez que a hipoglicemia é tratada as crises diminuem consideravelmente.
Se sofre de ataques de panico deve procurar ajuda com terapeutas qualificados, esta patologia pode ser tratada com bastante sucesso, com uma terapêutica adequada.
Artigo escrito por Sérgio Caroço, ND, BSc (honours) TCM: Acupuncture.