Stress e as Doenças

 In doenças

A relação entre stress e doença é complexa.

A suscetibilidade ao stress varia de pessoa para pessoa. Entre os fatores que influenciam a suscetibilidade estão a vulnerabilidade genética, forma como lidar com o stress, tipo de personalidade e disponibilidade de apoio ou suporte social. Nem todo stress tem efeito negativo. Estudos demostram que a curto prazo o stress pode favorecer o sistema imunitário, mas o stress crônico tem um efeito negativo no sistema imunitário que com o tempo pode-se manifestar em doença. Stress aumenta a catecolaminas e os níveis de células T reguladoras, que suprimem o sistema imunológico. Essa supressão, por sua vez aumenta o risco de infeção viral. O stress também leva à libertação de histamina, que pode desencadear bronco constrição grave em asmáticos.

O stress aumenta o risco de diabetes mellitus, especialmente em indivíduos com excesso de peso, uma vez que o stress altera as necessidades de insulina. O stress também altera a concentração de ácido no estômago, o que pode levar a úlceras pépticas, úlceras por stress ou colite ulcerativa. Stress crônico também pode levar ao acumular de placa nas artérias (aterosclerose), especialmente se combinado com uma dieta rica em gorduras e uma vida sedentária. A correlação entre eventos stressantes da vida e doenças psiquiátricas são mais fortes do que a correlação com doença médica ou física. A relação do stress com a doença psiquiátrica é mais forte nas neuroses, que é seguido por depressão e esquizofrenia.

Por isso conseguimos concluir que um individuo sujeito a stress seja emocional ou físico pode expressar sintomas variados. O stress emocional, e eventos críticos nas vidas das pessoas podem favorecer o desenvolvimento de doenças graves.

Os mestres antigos já conseguiam deduzir que a esfera emocional influenciava profundamente a saúde física de varias formas com os seus vários tipos de sintomas e por isso desenvolveram varias formas de controlar esse stress por vezes autoinduzido com técnicas de meditação, respiração, visualização, mantras e preces de forma a neutralizar os efeitos nefastos das nossas próprias emoções. A capacidade de estarmos serenos sem facilmente nos deixarmos afetar por o stress e eventos críticos é uma característica invejada por muitos, pois é algo que na vida quotidiana dos dias de hoje se torna difícil de manter.

Praticas taoistas como o sorriso interior e os seis sons curadores ajudam a transmutar os efeitos negativos carregados nos dias mais complicados do nosso quotidiano, criando uma mente mais clara, e um estado emocional mais assertivo e estável.

No próximo dia 14 de Março vamos dar inicio a curso básico do Universal Healing Tao ou Tao Curador Universal.

Recent Posts

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search