Naturopatia

naturopatia

Um Naturopata é um profissional de Terapêuticas Não Convencionais que prescreve e aplica terapias naturais. O conjunto de terapias é muito mais do que jejum, Higiene alimentar, Hidroterapia e exercícios. Inclui práticas como Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia, entre outras técnicas. Numa altura em que a tecnologia moderna, a poluição ambiental, a má alimentação e o stress desempenham um papel importante na degradação da saúde, a habilidade de aplicar métodos naturais de cura tem uma importância considerável. Frequentemente o Naturopata é o último recurso na longa busca por saúde do paciente. Prestando cuidados personalizados a cada paciente, o naturopata vê o paciente como uma unidade holística do corpo, da mente e do espírito.

As Origens da Naturopatia

Os princípios da naturopatia são originários dos ensinamentos de Hipócrates cerca de 400 AC. O filósofo grego Hipócrates acreditava em olhar para o individuo como um todo e procurava qual o desequilíbrio que podia provocar a doença. Usava as leis da natureza para criar harmonia e por sua vez a cura. Foi a partir desta escola de pensamento que Naturopatia fundamentou os seus princípios.

 

Princípios da Naturopatia:

O poder de cura da natureza – a natureza tem a capacidade inata de curar

Identificar e tratar a causa – sempre há uma causa subjacente, seja física ou emocional.

Não prejudicar o paciente – um Naturopata evita usar tratamentos que possam criar outras condições patológicas.

Trate a pessoa como um todo – ao preparar um plano de tratamento, todos os aspetos do ser de uma pessoa são levados em consideração.

O Naturopata como professor – um Naturopata instrui o paciente a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde ensinando boas regras de higiene e estilo de vida.

A prevenção é melhor do que o tratamento – um Naturopata pode remover substâncias tóxicas e situações no estilo de vida de um paciente para prevenir o aparecimento de mais doenças.

Hipócrates disse que a saúde é a expressão de um equilíbrio harmonioso entre vários componentes da natureza do homem, o ambiente e os modos de vida – a natureza é a própria medicina da doença. O homem é parte da natureza e do universo, e a saúde é alcançada ao viver de acordo com estes princípios. A harmonia era promovida com nutrição adequada,  descanso, luz solar e jejum. A medicina, a religião e o conhecimento estavam intimamente relacionados e o homem era visto como um todo – um ser físico, mental, emocional e espiritual. A mesma força vital ou chi (qi) que compunha o universo e a natureza fluíram pelo homem e é o desvio sobre estes princípios que causa as doenças.

A medicina ortodoxa moderna, além de todos os seus atributos positivos e benéficos, não se rege por esses princípios e não da devida importância a prevenção. Esta não é uma medicina inteligente e parte do papel de um Naturopata é capacitar o paciente a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde. Esta não é sempre uma tarefa fácil com o estilo de vida atual e o meio ambiente hostil de toxinas e produtos químicos em que vivemos. O Naturopata moderno enfrenta muitos outros desafios que os de seus antepassados. A maioria de nós agora vive em um mar de poluição eletromagnética, juntamente com uma infinidade de poluentes químicos que eram completamente estranhos ao homem há 40 anos. Adicione a isso os alimentos desnaturados e temos uma mistura inebriante de problemas de saúde possíveis de acontecer.

O Naturopata moderno pode empregar uma série de técnicas como Fitoterapia, Homeopatia, Técnicas Manipulativas, Acupuntura ou Suplementação bioquímica para beneficiar seu trabalho.

Em que consiste um tratamento?

Uma consulta inicial com um Naturopata normalmente leva cerca de uma hora. Durante este tempo, o Naturopata irá fazer perguntas sobre a condição da pessoa, história médica, dieta e estilo de vida, e quaisquer tratamentos convencionais que eles possam tomar. Uma vez que toda a informação é recolhida, um plano de tratamento é formulado que aborda todas as áreas da vida da pessoa, proporcionando ao corpo a melhor capacidade de se curar. O plano de tratamento pode incluir conselhos sobre dieta, estilo de vida, exercício físico, fitoterapia ou outros remédios adequados. Um Naturopata também pode encaminhar o cliente para outros profissionais como parte de uma abordagem integrada de cuidados de saúde.

Start typing and press Enter to search