Cardo Mariano ou Silybum Marianum

 In plantas medicinais

 

A planta do cardo Mariano é usada para proteger o fígado contra toxinas e controlar doenças hepáticas crônicas. O cardo Mariano é uma planta indígena do Região do Mediterrâneo, mas foi introduzida na maioria das regiões da Europa, América do Norte e do Sul e é considerado uma erva daninha na Austrália. O caule e folhas jovens eram consumidas em saladas. Apesar referências históricas que indicam o uso até acerca 2000 anos atrás, seu uso foi revitalizado na Alemanha em meados do século 19 e novamente na prática moderna de fitoterapia na década de 1930.

 As Indicações clínicas para o uso do Cardo Mariano

O Cardo Mariano pode ser usado nas seguintes situações clinicas:

  • Lesão ou doença não alcoólica e alcoólica do fígado, incluindo

Função hepática anormal

  • Cirrose alcoólica
  • Cirrose secundária e outras complicações derivadas de cirrose, como sangramento de varizes esofágicas
  • Fígado gordo
  • Exposição a poluentes químicos ou xenobióticos como, drogas,
  • Hidrocarbonetos halogenados, solventes, tintas, colas, anestesia);
  • Tratamento de envenenamento por cogumelos.
  • Síndrome Metabólico

Existe alguma evidência de benefícios para o tratamento de hepatite, onde deve ser prescrito principalmente pelas suas propriedades hepatoprotetoras.

Foram obtidos bons resultados em estudos com o princípio ativo silimarina na melhoria do perfil glicêmico e resistência à insulina no Diabetes Tipo 2. Também se demostrou que é uma planta promissora como agente hepatoprotetor durante a quimioterapia, com base nos resultados de um ensaio clínico.

Os efeitos específicos são de neutralizar radicais livres, aumentar a concentração intracelular de glutationa (antioxidante presente na célula e fabricado no fígado importante para metabolização de vários compostos químicos na célula) e estabilizar a membrana dos hepatócitos contra lesões e também para regular sua permeabilidade e auxiliar na regeneração celular do hepatócito.

Pode também ser utilizado como profilático para condições causadas por stress oxidativo, para complicações da hepatite C, problemas hepáticos associados a gravidez uma vez que não tem efeitos nocivos durante gravidez e durante o uso de contracetivos orais. É usado na prevenção dos efeitos da poluição ambiental.

Cardo Mariano na Medicina Tradicional Chinesa

 

Cardo mariano é considerado uma planta de temperatura neutra, sabor amargo e penetra os órgãos do fígado, vesicula biliar, e Baço. As suas ações são de tonificar e Mover o Qi do Fígado e Vesicula Biliar, libertar toxinas e regular o Baço.

Cardo Mariano é usado com frequência para moderar a ação de outras plantas em condições em que se suspeite de um fígado com dificuldade para desintoxicar o organismo. A ação do tipo alterativa que certas plantas (ex. Arctium lappa, entre outras) exercem sobre o organismo pode causar agravamento de sintomas como em problemas de pele e artrites, e assim o cardo mariano pode moderar o efeito destas plantas alterativas.

 

Contraindicações:

É uma planta bastante segura não tem contraindicações e pode ser utilizada na gravidez. Pode ser ligeiramente laxante.

Recent Posts

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search