Schisandra Chinensis

 In plantas medicinais

É um fruto chines que tradicionalmente é utilizado no tratamento de doenças do trato gastrointestinal, distúrbios respiratórios, nos estados de fadiga corporal e fraqueza, transpiração excessiva e insônia. Esta planta também é conhecida pela medicina tradicional Russa, em que é descrito como um tônico que reduz a fome, fadiga, atrasa o processo de envelhecimento e aumenta a vitalidade mais conhecido como um adaptogenico.

Pesquisas recentes sobre a atividade biológica dos extratos dos frutos da Schisandra Chinensis, bem como os principais componentes ativos isolados da matéria-prima, confirmaram essas propriedades e acrescentaram novos aspetos relacionados a sua ação.

Principais princípios ativos na sua composição

O fruto de Schisandra é caracterizado por uma rica composição química. Os componentes mais importantes das bagas são os lignanos dibenzociclooctadieno, porque a sua ocorrência é limitada a esta espécie em particular. Estes compostos também são frequentemente referidos, como “lignanos da schisandra”. As quantidades de lignanos de dibenzociclooctadieno nos frutos de Schisandra são influenciados pelo grau maturidade dos frutos, época de colheita, habitat e a sua localização. Esses valores variam em uma ampla variedade, desde 4 a 19%. Os frutos de Schisandra também contêm óleo essencial numa quantidade de cerca de 3%. Os sesquiterpenos são dominantes nos óleos essenciais. Monoterpenos e sesquiterpenos oxigenados estão presentes em quantidades menores (cerca de 5%).

Conhecimento sobre ação farmacológica

A Schisandra chinensis é conhecida por ter variadas ações. Estudos científicos comprovaram recentemente varias atividades e aplicações farmacológicas.

A atividade hepatoprotetora é a propriedade mais conhecida dos extratos de Schisandra e dos lignanos de dibenzociclooctadieno. A literatura contém muitos relatos de estudos científicos que confirmam esta propriedade como por exemplo: foi demonstrado que o mecanismo de ação da gomisina-A aumenta a atividade microssomo do citocromo B5, P450, citocromo oNADPH,  C redutase, N-desmetilase e acelera a proliferação de hepatócitos do retículo endoplasmático e o fluxo hepático. Por outro lado, foi demonstrado que o mecanismo da ação hepatoprotetora de γ-schisandrina é baseada no aumento da concentração da glutationa mitocondrial. Também foi demonstrado e testado em animais que a γ-esquisandrina aumenta a concentração de vitamina C no fígado, que pode ter um impacto sobre o efeito protetor nos hepatócitos e na oxidação de lípidos. Além disso, foi demonstrado que a schisandrina B protege contra danos oxidativos nos tecidos do fígado.

 

Atividade anti-inflamatória

O mecanismo de ação anti-inflamatória dos lignanos da schisandra baseia-se na inibição da ação do óxido nítrico (NO) e a produção de prostaglandinas, estimulando libertação de ciclooxigenase 2 (COX2) e inibição da ação do óxido nítrico sintetase (NOS).

Atividade anticancerígena

A atividade anticancerígena dos lignanos da Schisandra tem sido estudada nos últimos anos. Pesquisadores foram identificar os compostos responsáveis por essa atividade e seus mecanismos. Eles demonstraram que a gomisina A atua inibindo a produção da forma placentária da glutationa S-transferase (marcador tumoral) nos hepatócitos e aumentando a excreção do carcinogéneo; também influencia a citocinese e reduz o número de lesões neoplásicas focais no fígado.

Atividade imunoestimulante

A pesquisa realizada nos últimos anos tem-se concentrado em estudar a atividade biológica da fração do polissacarídeo dos extratos de Schisandra. A fração polisacarídica exibiu propriedades imunomoduladoras, imunoestimulantes, melhorando a atividade fagocítica dos macrófagos peritoneais, promovendo a formação da hemolisina e aumento da transformação linfocitária.

Influência no sistema nervoso central, e atividades adaptogênicas.

Os  lignanos dibenzociclooctadienos contidos no extrato de Schisandra representam um grupo de estruturas químicas, que são considerados protetores dos neurónios e melhoram as capacidades cognitivas em distúrbios neurológicos. Além disso, os polissacarídeos contidos nos frutos de Schisandra também demonstram que desempenham um papel importante, elevando o nível de neurotransmissores do sistema nervoso central.

Extrato de Schisandra é utilizado em neurastenia e estados de exaustão; eles melhoram capacidade de aprender e memorizar, aumentar indiretamente a capacidade de estar alerta, melhoram a concentração e o desempenho e a performance mental. São utilizados como substâncias adjuvantes no tratamento de Alzheimer, Parkinson e síndrome de Meniere  e Transtornos de Atenção e Hiperatividade. Os extratos apresentam efeito antidepressivo sem induzir sonolência.

Propriedades Adaptogênicas  A Schisandra é conhecida mundialmente ao lado de outras como Eleutherococcus senticosus (Ginseng siberiano), Panax ginseng, Panax quinquefolius (Ginseng Americano) ou Rhodiola rosea, como um adaptógenos  de reconhecimento mundial.

 

 Sistema Respiratório

Os estudos mais recentes das propriedades farmacológicas do extrato de Schisandra relatam um papel benéfico no tratamento de alguns distúrbios e doenças do sistema respiratório. Estudos sugerem que Schisandra pode ser eficaz como antiasmático porque diminui a hipersensibilidade das vias aéreas ao nível de imunoglobulina E em ratos com asma. Os resultados também sugerem que o extrato de Schisandra poderia ser usados como complemento aos glucocorticoides.

Também foi demonstrado que extrato Schisandra reduz a frequência da tosse e inflamação na hipersensibilidade induzida por exposição ao fumo do cigarro em cobaias. Os Lignanos foram referidos como os compostos que provavelmente são responsáveis por esse efeito.

Schisandra Na Medicina Chinesa

Características principais: Contem efusão ou perda do Qi do pulmão, nutre o Qi dos rins, para a diarreia, nutre o yin do Fígado, Acalma o espírito, ajuda na Formação de fluidos.

  • Pulmão: Contem a efusão do Qi do Pulmão utilizado na tosse e tosse crônica ou sibilos e pieira no peito devido à deficiência do Pulmão, ou padrões de deficiência Pulmão em conjunto com deficiência do Qi do Rim. Inibe a efusão do Qi do Rim em cima, enriquece o yin do rim abaixo. É, portanto uma importante e eficaz planta para o tratamento de tosse crônica.
  • Rim: Tonifica os rins, segura e mantem a essência, e é usado para parar a diarreia, emissões noturnas de espermatorreia, para o corrimento vaginal, usado na poliúria devido a deficiência do Rim.
  • Fluidos: suprime a transpiração excessiva e produz fluidos, usado para transpiração excessiva especialmente quando acompanhada de sede ou garganta seca. Com outras plantas apropriadas é usado também em várias combinações para sudorese excessiva e suores noturnos.
  • Ansiedade: Acalma ansiedade e enquanto acalma impede que o Qi do coração disperse com sintomas como: irritabilidade, palpitações, sono perturbado com sonhos, insônia devido a deficiência de sangue e yin do coração e rins, ou falta de comunicação entre os dois órgãos. Atualmente é comumente usado para vários tipos de insônia.

 

Esta planta é conhecida pelos cinco sabores que tem e estas características influenciam fortemente a esfera terapêutica da schisandra. Conforme explicado na Grande Matéria Medica, ” o azedo e o salgado entram no fígado e tonificam os rins, o acre e a amargo entram no coração e tonificam os pulmões, o doce entra no palácio do meio e fortalece o baço e estômago. “No entanto Zhang Shan-Lei comenta que “embora tenha cinco sabores, a principal ação tem origem no sabor no azedo que circunscreve e contem. Por isso, tonifica o yin dos cinco órgãos, com maior enfase no Qi do Rim estancando a perda do Qi do Rim.

Schisandra é utilizada pelo seu sabor azedo para restringir e inibir os fluidos yang e para proteger e prender o qi primordial para que ele não vaze ou drene para fora. O seu poder de conter e circunscrever pela ação do sabor azedo estabiliza também a transformação do Qi no aquecedor inferior e trata diarreia matinal, espermatorreia noturna e frequência urinária.

Contraindicações

Deve ser usado especificamente em tosse cronica, ou depois de um episódio agudo de invasão de Vento. Evitando que o agente patogeno que esta no exterior fique contido ou circunscrito no corpo devido as suas propriedades de conter e circunscrever o Qi.

Recent Posts

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search