Rinite Alérgica
Processo caracterizado por vasodilatação e edema da mucosa nasal, corrimento nasal e obstrução. Pode ser agudo ou crónico.
Rinite alérgica geralmente é um sintoma comum de um processo alérgico. Pode ser acompanhada por outros sintomas como formigueiro e prurido nasal, nas regiões do palato, garganta e nos olhos, também existem espirros, corrimento, congestão e obstrução nasal, lacrimejamento e sinusite. Também podem aparecer sintomas de dores de cabeça na região frontal, irritabilidade, diminuição do apetite e desaparecimento do sentido do olfato e insônia. À medida que a estação progride geralmente pode se desenvolver tosse e respiração ofegante. Sua etiologia pode ser pólen, fungos, poeira doméstica, pelos de animais, alimentos, etc.


Tratamento Convencional e prevenção da rinite alérgica:
É difícil evitar completamente os potenciais alérgenos. Mas pode-se tomar medidas para reduzir a exposição a um alérgeno específico que você sabe ou suspeita está provocar a sua rinite alérgica. Isso ajudará a melhorar seus sintomas. O tratamento convencional pode passar por a prescrição de anti-histamínicos, lavagens nasais ou mesmo spray nasal contendo corticosteroides.
Se tiver alergias ao pólen é aconselhável habitar em zonas onde existe menos exposição ao alérgeno como perto do mar ou zonas de alta altitude onde a concentração de pólen é menor.
Rinite alérgica e a Medicina Tradicional Chinesa
Imunidade e o conceito de Chi Protetor:
O modelo do sistema imunitário usado na Medicina Tradicional Chinesa apresenta uma visão simples que se tem mostrado bastante funcional. Qualquer condição adquirida tanto por contágio ou por fatores climáticos depende sempre do poder de resposta do sistema imunitário, que por sua vez está relacionado com o conceito de Wei Chi ou Chi protetor. Quando Chi protetor é forte, doenças de vírus e influências climáticas que entram em contacto com o organismo são completamente repelidos; se é menos forte, doenças podem entrar para um nível exterior e provocar uma gripe, constipação ou outra condição exterior; se é deficiente, doenças podem penetrar a níveis interiores que afetam mais profundamente o funcionamento dos órgãos internos.
O Chi protector é considerado o tipo mais vigoroso de energia no corpo, Durante o dia é distribuído principalmente na pele e os músculos, aquecendo e nutrindo todos os tecidos exteriores, abre e fecha os poros e glândulas sudoríparas para defender o corpo contra quaisquer agressões externas, tais como clima e os ataques de microrganismos patogénicos. De acordo com os ensinamentos tradicionais, o Chi protetor provem das substâncias essenciais como os alimentos e ar inalado. O modelo antigo de Chi Protetor vai de acordo com o nosso conceito moderno, uma vez que ambos sustentam que a capacidade de absorver nutrientes e utilizar oxigênio é fundamental para a função do sistema imune.
As terapias
A Acupunctura e a Fitoterapia é excelente método de tratamento para aliviar sintomas mais agressivos da rinite alérgica e com algumas series de tratamentos consegue-se reduzir a intensidade dos sintomas. Mas também é muito importante um aconselhamento de higiene alimentar para fortalecer o sistema digestivo que por sua vez melhora o funcionamento do sistema imunitário e diminui a suscetibilidade aos potenciais alérgenos.
Algumas das recomendações aqui podem ajudar, mas se os sintomas forem crónicos e com algum tempo de duração, convém um tratamento mais adequado com terapeutas qualificados.
Eliminação de alguns alimentos da dieta:
- Glúten
- Lacticínios
- Açúcar e hidratos de carbono refinados
- Carnes vermelhas
- Café
- Álcool
Dieta de exclusão onde se exclui alimentos que possam causar um estado de hipersensibilidade e aumento de mucosidades nas membranas mucosas deve ser posto em prática tanto na rinite alérgica como na não alérgica. Estes alimentos podem não apresentar reação positiva no teste de alergia de pele, mas mesmo assim causar um desequilíbrio que por sua vez aumenta suscetibilidade alérgica.
Alguns alimentos suplementos importantes a incluir na dieta:
- Pólen de abelhas
- Probioticos naturais
- Alimentos ricos vitaminas lipossolúveis
- Entre outros dependendo das necessidades do paciente
Algumas plantas e aspetos essenciais para o tratamento da rinite alérgica
- Plantas que melhoram o funcionamento do sistema imunitário tal como raiz de equinacia e astrágalo, se o caso for Rinite Alérgica
- Algumas plantas tem efeitos de melhorar a condição das membranas mucosas superiores, (olhos, nariz, garganta), visto que uma boa condição das mucosas faz com que os alérgenos não penetrem com tanta facilidade e que por sua vez melhora a resistência aos ataques de rinite. (Eufrásia, Plantago lancelata)
- Quando se trata rinite alérgica sazonal o tratamento deve começar 6 semanas antes da estação e continuado durante a estação
- Stress pode ser um fator que aumenta os sintomas de rinite e por isso deve ser considerado o uso de plantas tónicas nervosas, calmantes e adaptogenos conforme apropriado
Artigo escrito por Sérgio Caroço, ND, BSc (honours) TCM: Acupuncture.